E aí, qual é a melhor, Chaira Lisa ou Estriada?

As chairas podem ser fabricadas com diferentes tipos de materiais. Como mencionado em nosso outro post, existem as chairas de aço, as diamantadas e até mesmo as de cerâmica. Portanto, cada matéria-prima utilizada, resulta em hastes com características distintas de abrasividade, peso e afiação.

E aí, qual é a melhor, Chaira Lisa ou Estriada?
Detalhe de uma Chaira Estriada. 

Outro fator importante a ser observado é o tipo de textura empregado nas superfícies das chairas, que pode ser lisa ou estriada, e que também influencia no resultado final do objeto a ser afiado. Entenda a  melhor abaixo:

  • Chaira Lisa: com superfície lisa, é utilizada principalmente para terminar o processo de afiação, quando utiliza-se pedras, amoladores ou até mesmo lima de facas. Alguns modelos, como as lisas de cerâmica, também são úteis para assentar e alinhar o fio dos mais variados tipos de facas e lâminas.

  • Chaira Estriada: possui superficíe com ranhuras e pode ser utilizada até mesmo para desbaste ou uma afiação que necessite maior abrasividade. Acaba muitas vezes removendo pequenos materiais e imperfeições da faixa de corte do fio da lâmina.

E aí, qual é a melhor, Chaira Lisa ou Estriada?
Acima uma Chaira Estriada e abaixo uma Chaira Lisa.

As chairas profissionais do SharkMaker possuem hastes lisas em cerâmica avançada, com alto teor de óxido de alumínio. Quase tão duras quanto diamante, são perfeitas para alinhar o fio e garantindo uma afiação precisa e segura.

Comentários