Quais os principais tipos de chairas

A chaira é um tipo de afiador ideal para manutenção do fio de corte e durabilidade das facas. O equipamento é indispensável tanto para cozinheiros amadores quanto para os chefs mais renomados.

Existem diferentes tipos e tamanhos de chairas, mas o que basicamente as diferencia é o material utilizado e a textura empregada nas suas respectivas hastes, local onde os objetos cortantes serão afiados.

Quais os principais tipos de chairas
Chaira Cerâmica, Chaira de Aço e Chaira Diamantada.

A interação desses materiais com o metal ou cerâmica das facas, podem desgastar a lâmina em maior ou menor intensidade, tornando o assentamento do fio mais ou menos trabalhoso. Abaixo você confere os principais tipos de chairas disponíveis no mercado, de acordo com a matéria prima utilizada na fabricação de suas hastes:

  • Chaira de Aço: a chaira de aço inox ou de aço carbono é um dos tipos mais conhecidos e utilizados. Baratas, possuem bom custo benefício e são facilmente encontradas em supermercados, lojas de artigos culinários e em kits para churrasco. Geralmente possuem superfície estriada e contam com cabo de plástico ou madeira. Além disso, muitas vezes são imantadas, o que garante que qualquer resquício de limalha de aço que se desprenda do corpo da faca fique retida na própria chaira, facilitando o trabalho de limpeza da lâmina e evitando que esses fragmentos caiam nos alimentos.

Chaira de Aço Inox e Chaira de Aço Carbono
Chaira de Aço Inox com cabo de plástico e Chaira de Aço Carbono com cabo de madeira.

  • Chaira Diamantada: as chairas diamantadas são fabricadas em aço inoxidável e são revestidas com uma película de diamante, o que lhes garante alta dureza e um maior poder de desbaste. Com cabos de plástico ou emborrachados, podem ser lisas ou estriadas e com formato oval ou redondo, permitem que as facas sejam facilmente afiadas com apenas leves passadas. Entretanto, devido ao alto poder de abrasão do aço diamantado, não são indicadas para o uso diário, pois podem diminuir a vida útil das facas. Possuem preço superior e são encontradas em lojas especializadas em utensílios domésticos ou em objetos de cutelaria.

Chairas Diamantadas
Chaira Diamantada com haste ovalada e Chaira Diamantada com haste redonda.

  • Chaira de Cerâmica: contam com uma superfície extremamente lisa e podem ser utilizadas tanto para chairar facas de aço ou de cerâmica. Além disso, possuem alto poder de desbaste, o que pode até mesmo corrigir pequenas imperfeições e re-alinhar o fio das facas. Contam também com dureza superior a de qualquer aço, mas um pouco inferior ao diamante, e assim afiam suavemente sem causar nenhum efeito drástico nas lâminas. Portanto, consegue-se uma afiação muito próxima a realizada com chairas diamantadas, mas com a vantagem de não diminuir tanto a vida útil dos objetos cortantes. A principal ponto a ser observado neste tipo de chaira é que a cerâmica é extremamente resistente durante a afiação, mas frágil em relação a quedas, podendo quebrar. Os modelos de cerâmica geralmente possuem cabos emborrachados ou até mesmo em alumínio maciço e tendem a ter um preço um pouco menor do que o os das chaira diamantadas. Confira e conheça mais detalhes na seção de chairas cerâmicas do SharkMaker.

Chairas Cerâmicas
Chaira Cerâmica Profissional com cabo de alumínio maciço polido e anodizado.

Além dos diferentes materiais utilizados na fabricação das chairas, também é importante observar a textura empregada nas hastes das mesmas. Elas podem ser lisas ou estriadas, e resultam em diferentes tipos de afiação. Saiba mais e entenda as diferenças entre elas em nosso post exclusivo sobre chairas lisas e estriadas.

Comentários